Neoclássico

Do Neoclássico às Vangardas
    Com a revolução industrial, no início do século XIX, houve a um grande avanço tecnológico, e a descoberta de novos materiais possibilitaram à arquitetura novas possibilidades construtivas, com o tempo os materiais usados, como pedra e madeira, foram substituídos por concreto armado e metal. Ao mesmo tempo, o contexto do iluminismo gerou uma mudança de pensamento nos arquitetos que agora buscavam uma síntese mais racional e funcional, deixando para trás os exageros do barroco. E os arquitetos viram na arquitetura clássica um ideal para os novos tempos porém esta não era copiada, mas adaptada a esta modernidade.
Casa Branca
(A casa branca é um exemplo de neoclassicismo. Com seu ar imponente trazido do clássico, porém construída com metal e concreto, e com menos adornos que a arquitetura clássica).
Século XX
    Agora os movimentos já não são mais centenários, tudo muda em poucas décadas. Acontece o Revivalismo, pois os materiais eram inovadores, porém as técnicas construtivas continuavam as mesmas. Então Neoclássico, o Neogótico que rebuscaram e após evoluiu para o Ecletismo, que muitos consideram a decadência. A primeira tentativa de resposta à questão tradição x industrialização se deu pelo pensamento dos românticos John Ruskin e William Morris, percursores de um movimento estético que ficou conhecido justamente por Arts & crafts ( "artes e ofícios"). 
    O movimento propõs a pesquisa formal aplicada às novas possibilidades industriais vendo no artesão uma figura de destaque, o artesão não deveria ser instinto da indústria, mas se tornar um agente transformador. 
     A distinção entre os arquitetos estava cada vez mais clara. Surgem as Vanguardas.
Expressionismo: arquitetura objeto, tansmite informações e é carregada de ornamentos. o tijolo é um forte elemento nas construções. Um exemplo é a torre Einstein de Mendelsohn.
EinsteinturmErich Mendelsohn, 1920. Potsdam, Alemania.
Cubismo (1907-1914): A Arquitetura é modelada, como uma escultura habitável. As principais características são a geometrização das formas e volumes; renúncia à perspectiva; o claro-escuro perde sua função; representação do volume colorido sobre superfícies planas; sensação de pintura escultórica; cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

Casa cubista de Corbusier
  • Futurismo( 1909)Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado. As construções deveriam ser ágeis, flexiveis e dinâmicas.
  • De Stij (1917) "Verdadeiro Estilo"Com o intercâmbio entre o movimento e a Bauhaus, o ideal neoplástico tornou-se imensamente popular, com produção e consumo em escala industrial de infindáveis peças diretamente inspiradas pelas propostas do grupo holandês, que adquiriram um caráter ‘moderno’, voltado para o futuro. Sobriedade da fachada, envidraçamento, planta livre e reboco simples.
  • Construtivismo russo (1914): Negava a arte pura e assimilava influências da indústria.
(Torre Terceira Internaciona - Russia (project)V. E. Tatlin )
Racionalismo Italiano: Arquitetura rigorosamente construída segundo as leis da lógica e da razão.

La casa del Fascio Giusepe Terragni
·      Bauhaus (ver página inicil)
(Fran Fávero)




Nenhum comentário: