Expressionismo

     O movimento expressionista foi um movimento heterogêneo que aglutinou diversos artistas de tendências variadas e de diferente formação e nível intelectual, com obras como reflexo direto do mundo interior do artista, uma "expressão" dos seus próprios sentimentos. Houve manifestações nos campos das Artes plásticas, Fotografia, Cinema, Dança, Ópera, Música, Literatura em três fases, Teatro e Escultura.

         Fontes das imagens:http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo




Avanços técnicos, como a aparição da fotografia e cinema e a interação do artista com o espectador provoca que este se envolva na percepção e compreensão da obra, bem como na sua difusão e mercantilização, fator que levará a um maior auge das galerias de arte e dos museus.
Usando cores violentas e a sua temática de solidão e miséria, o expressionismo refletiu a amargura que invadia os círculos artísticos e intelectuais da Alemanha pré-bélica, bem como da Primeira guerra mundial e do periodo entre-guerras (1918-1939). Defendia entre outros, os temas proibidos – o excitante, demoníaco, sexual, fantástico ou pervertido.
Na arquitetura, caracterizou-se pelo uso de novos materiais, ou pela ampliação de possibilidades oferecida pela fabricação massiva de materiais de construção como o tijolo, o aço e o vidro. De caráter fortemente experimental e utópico, as realizações dos expressionistas destacam-se pela sua monumentalidade, o emprego do tijolo e da composição subjetiva, que outorga às suas obras certo ar de excentricidade. 
(Rosy)

Nenhum comentário: