Bauhas 1919


Bauhaus foi uma universidade fundada em 1919 por Walter Gropius. Iniciou suas atividades sendo subsidiada pela República de Weimar. Em 1925, após mudanças no governo, a escola foi obrigada a transferir-se para Dessau e em 1932 mudou-se novamente, agora para Berlim, devido a perseguição do governo nazista. Surgiu da fusão da Escola Grão-Duque para artes plásticas com a Kunstgewerbershule. 
   Bauhaus combatia a arte pela arte e estimulava a livre criação com finalidade de ressaltar a personalidade do homem. Segundo Gropius "mais importante que formar profissionais era formar os homens culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno". A escola combinava arquitetura, artesanato e academia de artes, e havia liberdade de criação, desde que, dentro das convicções filosóficas.
    Gropius foi diretor da Bauhaus de 1919 até 1928, sucedido por Hannes Meyer e posterior a esse, Ludwig Mies van der Rohe.
   Considerada uma frente comunista, a escola foi fechada pelo governo de Hitler em 1933. Tal interpretação comunista originou-se pela grande número de russos dentro da Bauhaus, fossem alunos, artistas ou professores. Grande parte das obras existentes na Bauhaus naquele período foi vendida como espólio de guerra e perdeu-se com o passar do tempo. 
   A Engel House, na Cidade Branca de Tel Aviv contém o maior espólio remanescente da Bauhaus atualmente. Por conta disso foi tombada como Patrimônio Mundial em 2003.
O corpo docente da Bauhaus foi formado por grandes nomes.

Da esquerda para a direita: Walter Gropius, Johannes Itten, Paul Klee, Vassily Kandinsky, Josef Albers, Laszlo Moholy-Nagy, Mies Vander Rohe, Marcel Breuer

Bauhaus-Josef Albers, Hinnerk Scheper, Georg Much, László Moholy-Nagy, Herbert Bayer, Joost Schmidt, Paul Klee, Kandinsky entre outros.

   Após 90 anos, a Bauhaus continua sendo uma das melhores escolas de arquitetura da Alemanha.
(Fran Fávero)

Nenhum comentário: