Andando por aí...

EM CHAPECÓ...


Em uma tarde de domingo estava circulando pela cidade e pude notar que há diversas edificações que rebuscam características neoclássicas. O debate que queremos colocar aqui é: Será que as edificações que estão situadas aqui na nossa cidade tem um embasamento teórico para fazer uso desses elementos? Será que esses elementos foram ali colocados com um principio, ou por que as pessoas acham "bonitinho"? Ou ainda, outra opção, para impressionar as pessoas com a "grandiosidade e beleza" de um "Templo de Consumo" com características greco-romanas "lindas" as quais são usadas apenas para ipinotizar as pessoas principalmente as mais humildes influenciando-as ao consumismo?
Foto01:Residência                             Foto02: Havan
Fonte: Renan                                    Fonte: Renan
Enfim, na sua opinião, vocês acreditam que esse tipo de construção tem realmente uma identidade com a cidade? Será que nós, futuros/as arquitetos/as vamos continuar tentando copiar o passado? Muitas vezes mal copiado e além de tudo misturando todas as vanguardas e períodos em uma só obra. Ou será que nós seremos novos vanguardistas e vamos procurar deixar a nossa marca na história?
(Fonte: Google Imagens - Loja Havan Chapecó)
 Fica a pergunta no ar, e ficamos na expectativa de saber a sua opinião em nossos comentários.
 Uma ótima semana a todos. (Renan)

PELO BRASIL...
(Jardim Botânicoem Curitiba, inspirado no estilo Art-Noveau)

      O potencial de exibições públicas das capacidades do progresso técnico em estrutura metálica pode ser vista no Brasil no Jardim Botânico Fanchette Rischbieter (1991), em Curitiba. Sua arquitetura, formada por estufa de três abóbadas baseada no estilo art-noveau, foi inspirada no palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19 e abriga Jardim Botânico e o Museu Botânico criado em 1965, a partir da doação do acervo pessoal do botânico Gerdt Hatschbach.
Imagem 01
Imagem 02
Fonte: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=jardim+botanico+curitiba+pr&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
Imagem 03

Fonte: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=jardim+botanico+curitiba+pr&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
(Rosy)
Palácio de Cristal - Londres -1851
O Palácio de Cristal foi um pavilhão criado para exposição de exportação, deveria ser provisório mas durou 85 anos.
(Fran)


Nenhum comentário: